Quando penso em liderança, a primeira qualidade que vejo em um bom líder e também a que mais tenho admiração é a congruência. Os verdadeiros líderes são congruentes e, por isso, servem como referência, como exemplo a ser seguido.
Há uma história atribuída a um líder pacifista Mahatma Gandhi. Conta que certo dia foi procurado por uma mulher e seu pequeno filho.
- Sr. Gandhi, dizia ela, por favor, peça a meu filho para parar de comer açúcar.
Gandhi olhou nos olhos do garoto, e em seguida para a mulher e disse:
- Volte daqui quinze dias!
Duas semanas se passaram e a mulher voltou com o menino.
- Sr. Gandhi, quinze dias se passaram, e eu gostaria que o senhor dissesse para esse menino parar de comer açúcar.
Gandhi olhou para o garoto e disse; – Pare de comer açúcar!
A mulher então disse a ele – É só isso? Por que não disse na primeira vez em que viemos aqui?
Gandhi calmamente respondeu; – É porque há quinze dias eu ainda comia açúcar!
Esse é o maior exemplo de congruência que conheço. A maioria dos chamados líderes não consegue se manter fiel entre discurso e ação. Muitos dizem “faça o que eu mando, mas não faça o que eu faço! Na verdade, esses não são líderes, são apenas chefes com egos inflados.
Eu acredito que todos nós podemos liderar, servir de exemplo e fazer a diferença no mundo, mas para isso, precisamos descobrir quais são os valores mais importantes,e que estamos dispostos a seguir. Não há nada pior do que alguém mente para si mesmo por medo ou apenas para ter alguma vantagem temporária.
Portanto, olhe-se no espelho e pergunte-se, eu estou sendo congruente com meus valores mais importantes, ou estou fazendo as coisas apenas para agradar os outros? Liderança começa no espelho, começa com as pequenas ações diárias e que estejam em harmonia entre aquilo que você pensa, fala e faz.
Pense nisso!
°ºº°ºJoice Paula°°ºº°
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário